Qual mulher não passa batom antes de sair de casa? Saiba que o hábito funciona às mil maravilhas esteticamente, mas não garante uma boca saudável. Assim como a pele e o cabelo, os lábios precisam ser hidratados para ficar mais atraentes.
Os lábios devem ser hidratados durante todo o ano, pois tendem a ficar ressecados no verão, principalmente pela exposição ao sol e ao vento, já no inverno, os vilões são o clima seco, o frio e o vento.
Além disso, bebidas alcoólicas, fumo, hábito de ficar umedecendo os lábios com a saliva, respiradores bucais, alimentos mais ácidos ou muito salgados e até alguns batons podem causar ressecamento.
Há pessoas que tem alergias e irritações a cremes dentais e produtos de clareamento e ficam com os lábios mais secos. Por isso, estes produtos devem ser usados com cuidado. Mas, cuidar da hidratação não é apenas uma preocupação estética. Isso provoca efeitos sobre a saúde bucal como um todo. As pessoas que já sofrem com o ressecamento labial também estão sujeitas a irritações e alergias, como dermatite - contato direto com substâncias que causam alergia -, deixando a pele inflamada, e correm maior risco de desenvolver infecções, por exemplo, piodermites - infecção bacteriana - e herpes - doença viral que afeta principalmente a boca.
O hidratante labial é um produto de uso local, cuja função é manter estável a quantidade de água e gordura saudável na pele. O uso desse produto associado a um filtro solar (fator 15) protege a pele dos lábios dos raios solares e, consequentemente, de inflamações, ressecamentos e queimaduras provocadas pelo sol.
Alguns hidratantes labiais possuem agentes que impedem a perda de água. É o caso dos óleos minerais, lipídios vegetais, manteiga de karité, ceramidas e produtos de hidratação ativa.
Procure um dermatologista para saber qual o medicamento ideal para o seu caso. E não esqueça: para amenizar o ressecamento dos lábios, use batons com função hidratante e protetor solar antes de sair de casa.
Inspiração : Portal Vital
Inspiração : Portal Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário