expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade esta na Moda

Já pensou em usar sandálias, camisetas, lençóis e travesseiros confeccionados com matéria-prima reciclada? Isso mesmo! Muitas empresas, preocupadas com a proteção do meio ambiente, têm investido em soluções para reaproveitar materiais que antes seriam destinados ao lixo. Assim, pneus e garrafas PET, por exemplo, são transformados em produtos para o vestuário ou para casa. Além de ecologicamente corretos, eles são bonitos, com design moderno e ótima qualidade.

Camisetas eco-friendly
A empresa Green Tee embarcou na onda da moda sustentável e investiu na reciclagem para produzir suas camisetas. “Nossos produtos são confeccionados com materiais menos agressivos à natureza, como o algodão orgânico e a malha PET – obtida por meio do plástico reciclado. Para se ter uma noção, cada camiseta produzida equivale, em média, a 5 garrafas plásticas a menos no meio ambiente”, conta Renato Russo, diretor executivo da Green Tee. Uma excelente iniciativa, já que essas embalagens demorariam centenas de anos para se decompor ao ar livre.

                                                                
*Camisetas Green Tee

Sandálias ecologicamente corretas
Reciclar pneus, transformando-os em sandálias modernas e confortáveis foi a solução encontrada pela empresa Goóc para investir na produção sustentável. O processo é simples, criativo e eficiente: o pneu é triturado até transformar-se em um pó. Depois, adiciona-se borracha natural; em seguida, a sola é moldada; e, por fim, monta-se a sandália. Com cada pneu é possível fazer, em média, 5 pares de sandálias, ou seja, uma redução e tanto na agressão à natureza.  E, até 2014, a meta da Goóc é produzir cerca de 210 milhões de pares de sandálias, reciclando aproximadamente 42 milhões de pneus!

                  
                   *Sandálias Goóc
Lençóis e travesseiros amigos da natureza
Para investir na produção sustentável, a Altenburg lançou a coleção Malha Eco de roupas de cama. São jogos de lençóis, colchas e edredons feitos com um tecido composto por 50% de fios de puro algodão e 50% de fios reciclados de garrafas PET. Dessa forma, a empresa já conseguiu reciclar mais de 2 milhões de garrafas PET. Para se ter uma ideia, ao confeccionar um conjunto para apenas uma cama, ou seja, dois lençóis, seis fronhas, uma colcha e um edredom tamanho queen, são reutilizadas aproximadamente 80 embalagens PETs! E a Altenburg lançou, ainda, o Travesseiro Ecofriendly-Fibras, também produzido com a reciclagem do plástico.
Para a fabricação da manta - que constitui o enchimento de um único travesseiro -, retira-se cerca de 15 embalagens plásticas do ambiente, mantendo limpos rios, mares e matas. Além disso, o tecido de revestimento desse travesseiro não passa por processos de alvejamento ou estamparia, que poderiam poluir as águas.

Fonte : Portal Vital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário